quarta-feira, 10 de abril de 2024

NOTA DO PSOL ITABUNA

O Partido Socialismo e Liberdade em Itabuna, veem a público expressar seu posicionamento diante da recente notícia veiculada nos mais diferentes meios de comunicação sobre a filiação do Sr Dinailton Oliveira na Rede Sustentabilidade e sua pré-candidatura a prefeito.
Semanas atrás fomos procurados por parte da direção da Rede no município, apresentando a possibilidade da filiação acima citada nas suas fileiras partidárias. Em princípio, demos como devolutiva nossa caracterização política sobre a questão e apresentamos o limite que a possível pré-candidatura expressaria pra nós, rompendo assim o campo da esquerda e nossa tarefa central em todo Brasil que é derrotar o bolsonarismo, e na Bahia, também o carlismo.
Acreditamos que os interesses históricos defendidos publicamente pelo Sr Dinailton Oliveira se afastam dos princípios e objetivos sob os quais o PSOL apresenta e continuará ao longo do processo eleitoral. O desafio de construímos uma Federação, no estado da Bahia, com a pluralidade de 417 municípios, exigirá de nós um esforço programático em torno de questões fundamentais para o desenvolvimento das nossas cidades. Isso implica diretamente em nossa capacidade de melhor dialogar sobre questões fundamentais, sem perder de vista nossos acúmulos históricos.Ações isoladas, sem a construção de um debate coletivo nas instâncias adequadas acabam gerando desconfianças em nossas relações e elaborando parâmetros artificiais, que não correspondem a proporcionalidade de cada partido na Federação, bem como, na metodologia a qual as decisões precisam ser tomadas, ainda que a Rede tenha total autonomia sobre seu quadro de filiados e filiadas. No entanto, o Sr Dinailton Oliveira é uma figura pública, ex-presidente da OAB-BA, pré-candidato a prefeito e que se autodeclara ideologicamente como de “Direita”. Seu nome entre os quadros que compõem a Federação PSOL-REDE extrapola um limite que não estamos dispostos a ultrapassar.
No mais, certos de uma necessária reflexão por parte do REDE, reafirmamos o nome da Professora Delliana como nossa pré-candidata a prefeita. E comunicamos que a única instância com competência para tratar sobre tais questões segue sendo a Direção Municipal do PSOL.
Executiva Municipal do PSOL Itabuna

Nenhum comentário: