segunda-feira, 8 de abril de 2024

Inscrições abertas para Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo Javier Valdez

O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS), com sede no Peru, recebe até 2 de junho inscrições para a edição 2024 do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo Javier Valdez, realizado em conjunto com a organização Transparência Internacional.
O objetivo é reconhecer trabalhos sobre temas de interesse público resultantes de investigação jornalística em que tanto o fato revelado quanto o método para apurar e comprovar as informações sejam exemplares.
O vencedor receberá um prêmio de US$ 5 mil (R$ 27,5 mil). Podem concorrer jornalistas individuais ou equipes de reportagem de qualquer país da América Latina e região do Caribe.
O concurso homenageia o jornalista investigativo mexicano Javier Arturo Valdez Cárdenas, que enfrentou a violência contra a imprensa em seu estado natal, Sinaloa, para denunciar corrupção e tráfico de drogas, pagando com a vida. Ele foi assassinado em 2017.
A reportagem vencedora em 2023 foi feita pelo IDL-Reporteros, do Peru, revelando a ação de militares em um massacre ocorrido em Ayacucho, que deixou 10 mortos.
Como participar do prêmio de jornalismo investigativo
Podem ser inscritos no prêmio do IPYS trabalhos de jornalismo investigativo veiculados em qualquer meio (impresso, rádio, televisão, multimídia e internet) entre 1º de julho de 2023 e 2 de junho de 2024 em espanhol, português ou inglês.As candidaturas deverão ser acompanhadas de um resumo executivo no qual os candidatos detalharão:
Título, meio de publicação, nome e breve currículo do autor.
O que a investigação revelou
Descrição metodológica da pesquisa: origens, hipóteses, tipos de busca e fontes, os recursos utilizados e o tempo de trabalho
Justificativa: Por que foi necessária uma investigação jornalística para obter a informação e o impacto social causado.
Empresas jornalísticas ou organizações da sociedade civil poderão recomendar ao comitê do prêmio a candidatura de obra que, pela sua excelência, mereça ser apreciada pelo júri qualificador.
As candidaturas devem ser apresentadas em nome do profissional ou representante da equipe responsável pelo trabalho. É admitido usar pseudônimo se a exposição dos nomes dos autores colocar em risco a sua segurança.
Os materiais devem ser submetidos em formato digital, por email: Premio@ipys.org ou Premioipys@gmail.com . Mais informações sobre o regulamento estão no site do prêmio.

Nenhum comentário: