quinta-feira, 14 de março de 2024

ITABUNA - IGREJA BATISTA TEOSÓPOLIS CELEBRA 68 ANOS COM FORTE ATUAÇÃO SOCIAL

A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, uma das mais tradicionais instituições religiosas do município, celebra neste mês de março, 68 anos de fundação e com muito a comemorar. Criada no dia 19 de março de 1956, a Igreja Batista Teosópolis vem ao longo da sua história impactando vidas com seu trabalho de evangelização e forte ação social na comunidade. As comemorações terão início sábado (16), às 19h30, em seu templo, situado à avenida Felix Mendonça, 75, Bairro da Conceição, com uma série de conferências com o Pastor João Emílio Cutis Pereira, do Rio de Janeiro, considerado um dos mais requisitados oradores Batistas do Brasil. Neste dia, os corais e conjuntos musicais que marcaram a história da Igreja estarão se apresentando. Pastor Titular da Teosópolis, Geraldo Meireles, convida toda a comunidade para participar das festividades. “Queremos convidar toda a comunidade para participar dessa celebração de louvor e gratidão a Deus”, disse pontuando. “Serão momentos muitos especiais de gratidão a Deus e também uma excelente oportunidade de se ouvir o melhor da música evangélica e a exposição das Sagradas Escrituras por um grande orador que carrega muitas experiências ministeriais pelo Brasil”. As festividades 68º aniversário da Teo continuarão no domingo (17), a partir das 10h. e se encerrarão no encontro da tarde, às 18h.História
A Igreja Batista Teosópolis iniciou sua história como uma Congregação da Igreja Batista de Itajuípe, em abril de 1955, nas imediações da padaria Santa Fé, na praça dos Capuchinhos, Bairro Conceição, em Itabuna, na casa da irmã Regina Carvalho, membro daquela Igreja. Durante sua existência, a Igreja Batista Teosópolis tem se notabilizado pela coragem de cumprir sua missão de proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, de forma criativa e inovadora, desfrutando do respeito e admiração do público externo. Pela seriedade da sua liderança, a Teosópolis se transformou na Igreja da família, das causas sociais e dos encontros de vida, na vida. Presidente da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis - ABCT, membro do Conselho Administrativo da igreja e professor da UESC, Aurélio Macedo, parabenizou a igreja por mais um ano de conquistas: “Parabéns, Igreja Batista Teosópolis, pelos 68 anos de existência, proclamação do evangelho e ações concretas em benefício da comunidade!”, disse o educador.
Cabra Macho
Seu Ministério da Ação Social mantém, há 12 anos, o Projeto Cabra-Macho, ação voltada à saúde do homem, onde são oferecidos gratuitamente exames de detecção do câncer de próstata, com acompanhamento. É considerado o maior do Brasil. Milhares de homens de toda a região já foram comtemplados pelo projeto, que foi idealizado pelo pastor Hélio Lourenço, já falecido, e envolve a participação de 250 voluntários, além de dezenas de profissionais de saúde.
Complexo Social Teosópolis
Parte dos projetos são desenvolvidos no Complexo Social Teosópolis. Inaugurado em 2022. Nele está instalado o Ambulatório Teosópolis, para atendimento gratuito a população, o Mercado Solidário, para fornecimento de alimentação e a sede da ABCT – Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis. O ambulatório conta com quatro consultórios multifuncionais, sendo um odontológico e outro com estrutura para atendimento ginecológico e urológico. No espaço, funciona o Projeto PSI-ABCT – Projeto de Atendimento Psicológico. Brevemente contará com médicos de várias especialidades e dentistas que farão atendimento gratuito a quem mais precisa. Eles prestarão esse serviço de forma voluntária doando parte do seu tempo a quem mais precisa, através da Teo.
Casa do Vovô
A IBT desenvolve também ação voltada aos idosos, mantendo o Centro de Convivência do Idoso “Hilton Alves de Medeiros”, conhecido como “Casa do Vovô”. Nesse espaço são oferecidos cursos de artesanato, corte e costura, aperfeiçoamento musical por meio do canto coral, além de atividades lúdicas e palestras nas áreas de enfermagem e nutrição.
Educação
No campo educacional, a Igreja mantém o Instituto Teosópolis, em parceria com o município, oferecendo educação fundamental gratuita, além do Colégio Batista de Itabuna, que oferece o ensino infantil, fundamental e médio. Conta também com o Centro de Treinamento e Lazer Hélio Lourenço da Silva, conhecido como Acampamento Teosópolis, um espaço dedicado à capacitação e ao lazer e que abriga grandes eventos, localizado na BA-001, KM 10, próximo à Vila Juerana, em Ilhéus
Centro Cultural Teosópolis
Para o fortalecimento cultural da cidade a Teosópolis mantém o Centro Cultural Teosópolis “Cacilda Lourenço Silva”, espaço ligado à cultura e às artes. O local abriga o Centro de Memória Teosópolis, fundado em 2013, e a Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), com 34 anos de existência, oferecendo aulas de música a população.
Segurança Alimentar/Mercado Solidário
Outro projeto importante e inovador desenvolvido pela Teosópolis disponibilizado para a comunidade carente é o Mercado Solidário, que consiste em oferecer créditos a famílias carentes para que sejam convertidos em gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, vestuário e calçados, e demais itens que ajudem na segurança alimentar e na qualidade de vida dessas famílias.

Nenhum comentário: