terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Precisamos nos envolver mais com a educação infantil

O levantamento do Ministério da Saúde de que quase 1 em cada 4 crianças apresenta atraso no desenvolvimento psicossocial até os 5 anos de idade era esperado, mas não deixa de ser “alarmante”, avalia a pedagoga Fernanda King, fundadora da escola infantil Petit Kids. “São números alarmantes. Quase 25% das nossas crianças de até 5 anos não estão tendo o desenvolvimento esperado, seja na aquisição de habilidades ou comportamentos esperados para essa faixa etária”, alerta. Fernanda argumenta que a fase dos 0 aos 3 anos é crítica na formação psicossocial e intelectual do futuro adulto e precisa receber a devida atenção de todos os responsáveis por crianças pequenas – famílias, educadores e autoridades. “Se mais pessoas se envolvessem na educação infantil falando da sua importância, conseguiríamos conscientizar mais adultos, famílias e responsáveis pela educação”. Segundo o levantamento do projeto Pipa (Primeira Infância para Adultos Saudáveis), realizado pelo Ministério da Educação e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 10,1% das crianças até 3 anos de idade apresentaram atraso no desenvolvimento esperado, assim como outras 12,8% na faixa entre 3 e 5 anos de idade. Somando os dois grupos, são 22,9% de crianças com atrasos no período mais crucial de estímulos ao aprendizado. Nos primeiros anos de vida, o cérebro infantil se desenvolve mais rapidamente e é bastante sensível aos cuidados e estímulos ambientais. O estudo foi divulgado no final de outubro, com informações coletadas entre mais de 13 mil crianças que moram em 13 capitais brasileiras. Instagram: @escolapetitkids

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