domingo, 24 de dezembro de 2023
Ações e transformações que movimentaram a Uesc
O final de cada ano marca o encerramento de mais um ciclo na vida das pessoas. Para muitos, o período apresenta, além das festividades e confraternizações, uma oportunidade para fazer um balanço das realizações, uma reflexão sobre o que aconteceu nos últimos 12 meses. A Universidade Estadual de Santa Cruz encerra o ano de 2023 contabilizando conquistas, e planejando o que de melhor pode entregar à sociedade em 2024. “A Uesc vai comemorar, em abril de 2023, 50 anos de fundação do Campus professor Soane Nazaré de Andrade. Precisamos olhar com atenção e respeito esse caminho percorrido e agradecer o idealismo de visionários como o agricultor Manoel Nabuco, que doou parte da área onde está instalado o Campus; José Haroldo Castro Vieira, um construtor de sonhos; o professor Soane Nazaré, todos os diretores (da antiga Fespi) e dos reitores que me antecederam na nossa Universidade Estadual de Santa Cruz”, pondera o reitor Alessandro Fernandes de Santana. Entre os avanços a Uesc apresentou, em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o melhor índice Geral de Cursos (IGC), sendo superada, entre as públicas do estado, somente pela Ufba e, novamente se posicionou como uma das melhores estaduais do Nordeste. “Essas conquistas representam os esforços empreendidos pelos professores, estudantes, analistas e técnicos”, frisa o reitor Alessandro Fernandes. Ele lembra que os desafios impostos pela pandemia do Covid-19, apesar de tantas perdas, serviram para mostrar a capacidade de resiliência da comunidade acadêmica. Em todo período a nossa Universidade atuou com protagonismo para a região e para Bahia.
Infraestrutura - Várias obras aconteceram para a revitalização do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Como a construção, de calçadas, da Arena Ramon Vane, o Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas (CLCE), construção do anexo do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) que possibilitou a Universidade ter o primeiro Centro Nacional Multiusuário em Ômicas do Nordeste, a construção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab), do Centro de Pesquisas em Biodiversida e (CPBio) e a revitalização do Parque Desportivo, com uma nova quadra poliesportiva. Para o vice-reitor, professor Mauricio Moreau, “o volume de obras reflete os resultados de uma gestão com metas claras e estratégicas para o crescimento acadêmico, aliado ao aprimoramento do ensino, pesquisa, extensão e inovação visando a expansão da Universidade. Para isso a abertura de diálogo com os vários segmentos da comunidade acadêmica e, principalmente, com o apoio do governo do estado, principal fonte mantenedora da Uesc.”
Crescimento Acadêmico - Foram muitos obstáculos que se transformaram em ponto de partida para a superação e conquistas de novos avanços institucionais. Nesse período, foram aprovados novos cursos de graduação como o de Psicologia que será instalado em 2025. Atualmente a Uesc oferece 40 cursos de graduação, 35 na modalidade presencial e cinco licenciaturas EaD. Novos professores foram admitidos ampliando o quadro docente, através de concurso e seleção pública. O Programa de Iniciação à Docência foi fortalecido com 150 bolsas além da implantação da curricularização da extensão que vai aprimorar a qualidade do ensino na Instituição. Através de parceria com Universidade Aberta do Brasil, foram disponibilizadas 1.500 vagas para cursos de ensino a distância. Como também, novos técnicos analistas universitários, foram contratados, resultado de hábil negociação com o Governo do Estado para convocar os aprovados no concurso realizado em 2018, mas congelado por conta da pandemia.
Mais próxima da comunidade - A Universidade se aproxima cada vez mais da comunidade com a execução de 282 projetos de extensão beneficiando milhares de pessoas em todas as cidades de sua área de abrangência. Várias ações estimulam o intercâmbio de conhecimento e de vivências práticas entre a Uesc e parcela significativa da sociedade regional. Também na área da pesquisa e pós-graduação, a Universidade se destacou. Quatro novos cursos de doutorado aprovados durante a gestão: Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas; em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia; em Educação; e em Direito. Outros dois novos cursos em nível de mestrado foram implantados: Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – parceria com a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia); Pós-Graduação em Educação Fisica – parceria com a Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A Uesc também disponibiliza vagas para cursos de Pós-Graduação lato senso, na modalidade EaD: Educação e Tecnologias, Educação Infantil, Estudo do Atlântico e da Diáspora Africana, Gestão em Saúde e Gestão em Saúde Mental.
Excelência - Na última avaliação quadrienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - fundação vinculada ao Ministério da Educação-, divulgada em 2022, oito cursos de pós-graduação da Uesc elevaram suas notas. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade foi o primeiro da Universidade avaliado com excelência internacional: conceito 6. A jovem Universidade, de apenas 32 anos, como instituição pública, figura como uma das principais Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Como forma de reconhecer esses avanços e aprendizados com o modelo de gestão a comunidade acadêmica, reelegeu em 28 de novembro, os professores Alessandro Fernandes e Mauricio Moreau, para o segundo período (2024-2028) em chapa única, com 89,25% dos votos. “Eu e o professor Maurício Moreau, agradecemos à comunidade acadêmica pela confiança na gestão. Volto a afirmar que a Uesc muda a vida da gente. Trabalhar, estudar aqui é um privilégio. Sempre estamos lutando por várias questões, mas ainda assim, viver na Uesc caminhar pelos seus corredores e ver a nossa diversidade, sem discrições, isso nos dá orgulho”, frisou o reitor Alessandro Fernandes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário