quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Aulas do semestre na Uesc começam segunda-feira (14)

As atividades letivas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) referentes ao semestre 2023.2, serão iniciadas nesta segunda-feira, 14 de agosto, para os cursos de graduação semestral, bem como cursos de pós-graduação. A Aula Magna, com o tema “Cultura, Diversidade e Transformação Social”, acontecerá no Auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, em dois momentos. Pela manhã, será ministrada pelo Professor Doutor honoris causa Ruy Póvoas, às 09h. Para a comunidade acadêmica do período noturno, a aula inaugural ocorrerá no mesmo dia, às 19 horas, ministrada pelo reitor, Prof. Dr. Alessandro Fernandes. A Uesc realiza ainda, de segunda (14) até sexta-feira (18), a Calourada Acadêmica Esportiva Unificada, a fim de que os novos estudantes possam interagir e conhecer o ambiente universitário. A programação inclui acolhimento por meio de recepção na guarita, mesas-redondas, painéis, atividades musicais e desportivas, gincana e oficinas. O planejamento é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Diretório Central dos Estudantes, colegiados, centros e diretórios acadêmicos e atléticas dos cursos. Os organizadores lembram à comunidade acadêmica que é proibido trote na Uesc, de acordo com a Resolução Consu nº 05/2008.
Planejamento Pedagógico 2023.2 - O Planejamento Pedagógico para o segundo período letivo da Uesc contou com o encontro com a equipe do Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado (Naaee) que trabalhou o "Perfil de Atuação e Perspectivas de Trabalho Pedagógico”. O professor Gesil Sampaio Amarante Segundo, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), expôs a “Inserção da inovação nos cursos de graduação da Universidade”. Os docentes participaram também de uma roda de conversa sobre saúde mental. A professora Vanessa Thamyris (DCS) discorreu sobre saúde mental: ensino, extensão e pesquisa na Universidade, enquanto o professor Thiago Ferreira de Sousa (DCS) retratou a saúde mental dos estudantes com base nas características e procedimentos metodológicos adotados no Estudo Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Monisa). Já a professora Érika Vasconcellos (DFCH) apresentou considerações sobre as transformações enfrentadas pelos jovens na transição do ensino médio para a universidade, quando o jovem se prepara para a vida profissional e adiquire novos conhecimentos, ampliando sua concepção de vida e questionando valores pessoais, familiares e do grupo social.

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