quinta-feira, 29 de junho de 2023

Chef Aprendiz alcança 200 jovens impactados diretamente com a conclusão da edição Belenzinho

O mais conhecido projeto social do Fadaris - Instituto de desenvolvimento, educação e cidadania - realiza no dia 08 de julho, a competição final da edição Chef Aprendiz Belenzinho. O evento acontece no Renaissance São Paulo Hotel, que oferece toda a infraestrutura e hospitalidade para que os jovens possam apresentar o conhecimento adquirido ao longo das oficinas, concluindo o ciclo com chave de ouro. Os participantes são divididos em grupos que apresentam para uma banca de jurados um menu completo, com receitas autorais, composto por entrada, prato principal e sobremesa. O júri é formado por parceiros que possuem vagas de emprego em seus negócios e para este dia estão confirmados os representantes da Soul Brasil Cuisine, Hotel Hilton, Quitanda, Atto e Azulejo Restaurante. Durante toda a jornada de aprendizado, os jovens participaram de aproximadamente 40 oficinas relacionadas aos temas de três pilares principais: mundo da gastronomia, atividades voltadas para habilidades socioemocionais e para o mercado de trabalho. Esta edição foi incentivada via ProAC ICMS e patrocinada pelas marcas: Comgás (diamante), Tirolez (ouro), Lopes Supermercados (ouro), Sapore (prata) e Oster® (apoio). Com a conclusão da edição Chef Aprendiz Belenzinho, o projeto social chega a 200 jovens formados e 13 edições realizadas, com 90% dos alunos encaminhados para uma oportunidade na área. 73% de todos os jovens atendidos pelo projeto social estão trabalhando ou participando de entrevistas de emprego. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego entre jovens brasileiros entre 18 e 24 anos subiu de 16,4% (dados do 4º trimestre de 2022) para 18% (números levantados durante o 1º trimestre de 2023). “Todo o trabalho que desenvolvemos no Chef Aprendiz vai muito além das aulas de gastronomia, pois olhamos o indivíduo por completo e disponibilizamos diferentes ferramentas para incentivar os participantes nos primeiros passos desta transição para a vida adulta. Atuando em espaços de educação não formal, vemos a relevância de conversarmos e concretizarmos possibilidades, trazendo escuta e sendo apoio para que os jovens de fato tenham liberdade para escolher seus caminhos. E, principalmente, mostrando que as estatísticas são indicadores passíveis de transformação”, explica Beatriz. O projeto não perde o vínculo com os ex-alunos, oferecendo atendimento psicológico individualizado, apoio na recolocação no setor gastronômico e também oferecendo atividades para a aquisição de novas habilidades. Entre os estabelecimentos que são parceiros e possuem participantes do projeto social em suas cozinhas estão o Hotel Emiliano, Palácio Tangará, Jui, Pato Rei, Jacarandá, Mica Chocolates, Handz by Rodrigo Einsfeld, Hospedaria Moóca, Dengo Chocolates, Quitanda, Botanikafé, La Cura, Ofner, Pati Piva, Tartuferia San Paolo e Confeitaria Christina.

Como exemplo, temos a Manuela Bourbon, participante do Chef Aprendiz Vila Andrade, que hoje trabalha na cozinha do restaurante do Hotel Emiliano. A jovem conta que a partir da formação, passou a enxergar uma possibilidade de construção de carreira e também de construção pessoal. Com mais perspectivas no horizonte por meio do apoio recebido pelo time do projeto, a jovem está trabalhando desde o ano passado (2022) em um dos principais hotéis da capital paulista e conseguiu realizar uma de suas maiores vontades, a de morar sozinha. O Chef Aprendiz tem como objetivo capacitar jovens, moradores das comunidades de São Paulo capital e grande São Paulo, em situação de vulnerabilidade social, para ingressarem no mercado de trabalho de modo mais preparado e autoconfiante. Cada edição é composta por oficinas com conteúdos do ensino médio aplicado na culinária, técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, nutrição, legislação, dinâmicas psicoterapêuticas em grupo, autoconhecimento, gestão emocional, educação financeira, carreira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de currículo e muitos outros temas. 
Sobre o projeto Chef Aprendiz: Atuando desde 2015 em comunidades da capital paulista, já impactou 652 pessoas das regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade, Americanópolis e Fraternidade. As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo, e em 2019, o projeto passou a ser realizado com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac. A edição Fraternidade foi realizada na Casa Chef Aprendiz para jovens egressos ou em situação de acolhimento e foi a primeira a ser realizada com patrocínio privado. Durante quase seis meses, aproximadamente 20 jovens, de 17 a 24 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. São 40 oficinas, realizadas na comunidade atendida, divididas em três eixos:Meu mundo interno: gestão emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, dinâmicas de psicodrama, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;
Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;
Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de emprego para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.
Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.

Nenhum comentário: