quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

QUAL A ORIGEM DA FRASE ORDEM E PROGRESSO NA BANDEIRA DO BRASIL?

A frase impressa em diagonal na bandeira brasileira foi apresentada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. Claro que existe todo um blablabla envolvendo a ORDEM E PROGRESSO, como a defesa, proteção e manutenção de tudo que é bom e certo no que é inerente a nacionalidade.
A frase foi "inspirada" ou plageada do pensamento positivismo frances que versava AMOR por príncipio, ORDEM por base e PROGRESSO por fim. Portanto, a frase na bandeira do Brasil é apenas uma versão taquigráfica da fala de Auguste Comte, século XIX.
Comte tinha aversão, ojeriza às religiões e era declaradamente ateu. A ciencia era o único conhecimento válido e tal saber deveria substtuir toda a religião ou qualquer entendimento metafísico.
Para amenizar, Comte criou uma "religião" chamada HUMANIDADES onde o homem seria o centro do pensamento universal e bússula moral da civilização. Tal religião não teria Deus e a fé era agnóstica. Seus pilares se apoiava no secularismo radical positivista e no altruismo entre ciência e humanos. Na religião Humanista foram criados seus próprios simbolos, sacramentos e calendários.
Tal pensamento, talvez, encaixava-se nos ideais da formação da república brasileira, mas o povo, por certo, ignorava o significado real da frase e entendia apenas literalmente a frase em si.
O escritor Gilberto Freire publicou em 1957 um livro com o título ORDEM E PROGRESSO em que aborda a transição da monarquia para república no Brasil. By Marcos Mauricio

Nenhum comentário: