O ano já começou com tudo para os jovens tenistas baianos nas primeiras competições nacionais de base em solos baianos. Com destaque para atletas apoiados pelos programas FazAtleta e Bolsa Esporte, os representantes baianos chegaram às finais das etapas de Salvador e Aracaju da Rota do Sol 2025 na semana passada 22 vezes, com direito a 16 títulos e seis vice-campeonatos. Na etapa de Salvador, que abriu o circuito da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), a baiana Gabriela Bettoni, que foi destaque na última edição do torneio internacional Bahia Juniors Cup de 2025, com o título nas simples e o vice-campeonato nas duplas, fez bonito mais uma vez com direito ao título da categoria 14 anos feminino de simples contra a sergipana Alice Santiago por 6/0 6/1. Ela também chegou à final de duplas ao lado de Isabelle Gomes, mas perdeu para Lara Bittencourt e Alice Pereira na final 100% baiana.
Bolsa Esporte e FazAtleta – Gabriela é apoiada pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador, Olímpico e Paralímpico – o FazAtleta -, enquanto Alice, que também chegou à final de simples na etapa de Aracaju, é contemplada pelo Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte (Bolsa Esporte). Ambos os programas do Governo do Estado são de responsabilidade da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Na categoria 12 anos, Laura Jones garantiu os títulos de simples e de duplas. Nas duplas, as adversárias foram as também baianas Alice Azevedo e Maria Alice Alencar. Já a sua irmã, Maria Julia Alencar, foi a grande campeã de simples da categoria 16 anos feminino em ambas as capitais nordestinas. Já Moana Minayoshi ficou com o vice-campeonato da etapa de Salvador.
Masculino – No naipe masculino dos 14 anos, em Salvador, João Hiltner, apoiado pelo FazAtleta, conquistou o título de duplas, ao lado do baiano Rafael Parcero, e o vice-campeonato de simples, contra o também baiano Caetano Caldas. A categoria de 12 anos, foi marcada pelos quatro títulos de Eduardo Badaró, contra o mineiro Theo Botelho, tanto nas simples quanto nas duplas, e ao lado do baiano contemplado pelo Bolsa Esporte João Aquino nas duplas, em Salvador e em Aracaju. Já Heitor Magalhães, apoiado pelo Bolsa Esporte, mostrou sua força na variação de duplas com a dobradinha das conquistas em Salvador e em Aracaju na categoria 16 anos masculino ao lado do seu parceiro – o paulista Luka Baptista. Na capital baiana, o título veio contra os baianos Guilherme Ribeiro e Bernardo Belitardo, também do Bolsa Esporte. Nas simples. Felipe Badaró também foi campeão de ambas as etapas contra diferentes adversários paulistas.
Rota do Sol – O circuito da CBT acontece anualmente nas principais cidades nordestinas com tenistas infanto-juvenis. A primeira etapa aconteceu em Salvador entre os dias 05 e 08, enquanto Aracaju sediou a segunda etapa entre os dias 09 e 12. Maceió está recebendo a etapa desde esta segunda-feira, 13, até a quinta-feira, 16. O circuito segue para mais quatro cidades: Recife, de 17 a 20; Campina Grande, de 21 a 24; Natal, de 25 a 28; e Fortaleza, de 29 a 1º de fevereiro. As etapas valem 80 pontos no ranking nacional de tênis. As duas primeiras edições reuniram mais de 260 jovens tenistas. Já a etapa de Salvador anotou 103 participantes sendo 73 baianos das cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Paulo Afonso e Jequié, além de representantes de mais dez estados: seis de São Paulo (Santana de Parnaíba, São Paulo, Sorocaba, Santos e Barueri); cinco de Pernambuco (Recife); quatro de Sergipe (Aracaju); três do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); três do Rio Grande do Sul (Santa Cruz do Sul, Pelotas e Porto Alegre); três de Alagoas (Maceió); dois do Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró); dois de Minas Gerais (Belo Horizonte e Contagem); um do Paraná (Londrina); e um do Pará (Belém). A etapa de Maceió somou mais 128 participantes.
Fonte: Ascom/Sudesb
Nenhum comentário:
Postar um comentário