A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) esteve presente no 72° Fórum Nacional da Associação de Reitoras e Reitores Estaduais e Municipais (Abruem), através do professor Jauberth Abijaude, diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO). O evento, realizado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na cidade de Palmas teve início quinta-feira, 24 com encerramento sábado, 26. O tema central desta edição do Fórum, foi “Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial", e uma programação contendo: conferências, palestras, GTs e assembleia que viabilizou a criação do Colegiado de Gestores e TIC (COlGTIC), deliberado ainda que a Uesc assuma a vice coordenação do colegiado e a coordenação da comissão de treinamento.
De acordo com o professor Jauberth Abijaude "o COLGTIC “é um órgão de assessoramento, da Câmara de Gestão, Governança e Legislação da Abruem, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Dentre as atribuições do colegiado estão: Assessorar a ABRUEM nos assuntos relacionados a área de TIC; Sugerir políticas comuns de TIC para proposição as instituições filiadas à Abruem; Promover estudos e projetos sobre temas de interesse das instituições afiliadas, na área de TIC; Propor projetos de desenvolvimento na área de TIC comuns às instituições afiliadas; Estimular e promover intercâmbios e cooperações de interesse dos órgãos da área de TIC das instituições afiliadas e indicar representantes no Comitê de Usuários da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) .
A Abruem é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.
Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário