terça-feira, 23 de maio de 2017

Festa Literária do Sertão acontece em Jequié

A Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, tem terceira edição entre os dias 02 e 04 de junho de 2017, pela manhã no Auditório Waly Salomão (UESB- Campus de Jequié ) e no período da tarde e da noite no Centro de Cultura ACM. Conhecida como Cidade Sol, Jequié vai ferver com palestras, debates, mesas redondas, exibição de filme, lançamento e exposição de livros, sarau de poesia e música e, especialmente, a primeira edição da Felisquiesinha, que reunirá autores, oficineiros e público infanto juvenil para desfrutar de oficinas artísticas e literárias. 
Confira toda a programação gratuita (exceto show de Danilo Caymmi) e se inscreva no link informado abaixo. A terceira edição da Felisquié será aberta às 8h da manhã da sexta- feira, 2 de junho, com a conferência “A contribuição de Afrânio Coutinho para os estudos literários no Brasil”, que terá como conferencista o crítico literário Eduardo Coutinho, que vai desvendar o relevante trabalho para os estudos literários no Brasil do seu pai, Afrânio Coutinho, um dos homenageados da Felisquié. Outro nome celebrado é do poeta, compositor e cantor Tom Jobim (pelos seus 90 anos de nascimento) com a palestra “Caymmi visita Tom” (título de um LP), que será proferida pelo cantor e compositor Danilo Caymmi e o músico Davi Costa Mello na manhã do dia 3 de junho no Auditório Waly Salomão (UESB - Campus de Jequié). No mesmo dia à noite, no Centro de Cultura ACM, Danilo Caymmi fará um show com

sexta-feira, 19 de maio de 2017

COMO SER MAIS PRODUTIVO E ADAPTÁVEL MUDANDO O SEU MODELO MENTAL


Se você acreditar que suas qualidades são imutáveis – o mindset fixo – cria a necessidade de provar a si mesmo seu valor. Não lhe agradaria parecer deficiente se você possui uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter.

Visto que a nossa sociedade valoriza a inteligência, a personalidade e o caráter é perfeitamente normal querer desenvolver essas características. Porém há outro mindset em que estas características são apenas o ponto de partida do desenvolvimento. Esse mindset de crescimento se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. Acreditam que o verdadeiro potencial de uma pessoa é desconhecido; que não se pode prever o que alguém é capaz de realizar com anos de paixão, esforço e treinamento.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Lista de livros da Fuvest terá novidade em relação ao ano passado



Prova que seleciona estudantes para os cursos de graduação da USP exige a leitura de nove obras – Fotomontagem: Divulgação
.
Os candidatos que prestarão a Fuvest em 2017 devem ficar atentos à lista de obras de leitura obrigatória. Houve uma mudança em relação ao ano passado, com a inclusão de Minha vida de menina, de Helena Morley.
O livro é o diário de uma garota que vive na Diamantina do final do século 19 e que revela, a partir dos relatos espontâneos de seu dia a dia de adolescente de província, o momento histórico brasileiro da época. A obra substitui Capitães da areia, de Jorge Amado.
Confira a relação completa das obras literárias de leitura obrigatória para a Fuvest 2018:
Iracema ‐ José de Alencar

terça-feira, 16 de maio de 2017

Gênese e avanço das editoras universitárias



Jean Pierre Chauvin – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No texto introdutório a Livros e Universidades (Marisa Midori Deaecto & Plinio Martins Filho [Orgs.], Com-Arte, 2017, 392 págs.), Marisa Midori Deaecto lembra que “[…] o modelo de edição universitária surge como suporte das atividades dentro dos colégios e das universidades, no século XVIII”. A seu turno, Plinio Martins Filho ressalta que “[…] a consolidação do espaço universitário chegou tarde ao Brasil”, o que explica o fato de que o cenário editorial somasse apenas meio século de atuação orgânica e sistemática, influenciando decisivamente “a cultura brasileira”.

Ora, em 2012 a Editora da Universidade de São Paulo celebrava cinquenta anos de atividade. Considerada como uma das casas universitárias mais importantes do Brasil, e reconhecida internacionalmente, o momento foi bastante propício para que se realizasse um

Histórias em quadrinhos vivem bom momento no Brasil, diz docente

Por Larissa Lopes - Editorias: Cultura
Waldomiro Vergueiro, professor da ECA – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Como observa o professor Waldomiro Vergueiro, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o homem usa a imagem para se comunicar desde os tempos das cavernas, mas, mesmo assim, demoraram décadas para as histórias em quadrinhos serem reconhecidas como um meio de comunicação louvável.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

XV Parlamento Nacional de Escritores da Colombia abre inscrições

Está aberta até às 18hs do dia 16 de junho de 2017, a convocatória para escritores e escritoras de qualquer parte do mundo participar do XV Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia ou do III Parlamento Jovem, organizados pela Associação de Escritores da Costa. 

sábado, 13 de maio de 2017

ROTEIRISTAS E DESENVOLVEDORES DE GAMES TERÃO ENCONTROS AGENDADOS COM PRODUTORAS NO NORDESTELAB 2017

Com o objetivo de aproximar Roteiristas e Desenvolvedores de Games a Produtoras, a terceira edição do Nordestelab, que acontece de 30/05 a 02/06 em Salvador, com realização do Laboratório Audiovisual, promoverá as atividades de negócios “Encontros de Roteiristas e Produtoras” e “Encontros de Desenvolvedores de Games e Produtoras”. As atividades são gratuitas, mediante a inscrições no sitewww.labaudiovisual.com.br.
No Encontro de Roteiristas, os profissionais terão a oportunidade de apresentar suas ideias em

sexta-feira, 12 de maio de 2017

CIA. DOS LIVROS E TURMA DA MÔNICA NO SHOPPING BUTANTÃ

A Cia. dos Livros, em parceria com a Editora Girassol e Mauricio de Sousa Produções, irá receber em sua loja física no shopping Butantã, em São Paulo, a dentuça mais famosa do Brasil, a Mônica, personagem da Turma da Mônica.
A ação faz parte da série de iniciativas especiais que a Editora utiliza para promover o lançamento de seus livros. O Mônica Parade, projeto criado em comemoração aos 50 anos da personagem brasileira mais famosa das histórias em quadrinho, já rodou o país inteiro e agora chegou na Cia. dos Livros do Shopping Butantã. A loja receberá uma das esculturas da Mônica que mede cerca de 1,85m, produzida em fibra de vidro - hotsite da campanha - goo.gl/GByRTx.
Na inauguração do “Movimento brincadeira Turma da Mônica” a loja ganhará, no dia 13 de maio às 14 horas, uma oficina de brinquedo com o ilustrador Ricardo Girotto, conhecido pelo projeto 'Fábrica de Brinquedos', que tem como objetivo ensinar crianças a fazerem seus próprios brinquedos com materiais recicláveis.
A Mônica Parade ficará exposta na Cia. dos Livros do dia 13 de maio ao dia 16 de junho, a loja do Shopping Butantã também contará com área infantil disponível para toda criançada. A ideia da ação é despertar nas crianças a vontade de ler, incentivando a literatura infantil.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMPRA 513 MOCHILAS DE JEQUIÉ BAHIA E DISTRIBUI AOS DEPUTADOS



O presidente do Congresso Nacional com autorização da mesa diretora, acaba de fechar a compra de 513 Mochilas de Jequié que já estão sendo distribuídas entre os deputados federais, nenhum recusou o utensílio. Apesar da cor vermelha que desagradou a grande maioria, os deputados aceitaram o "presente" por ser um produto exclusivo e que tem espaço para grande volumes de papeis e outros apetrechos de uso pessoal.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Projeto susta norma do Conselho de Educação sobre credenciamento de universidade


Andrada: a resolução conflita com a LDB e a Constituição

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) apresentou Projeto de Decreto Legislativo (PDC 429/16) que visa sustar uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que contém requisitos para credenciar e recredenciar universidades (Resolução 3/10).

DIA 29 DE MAIO ACONTECE EM SÃO PAULO O EVENTO BENEFICENTE PARA AJUDAR A CASA DO ZEZINHO, QUE CONTARÁ COM JANTAR E SHOWS DE ELBA RAMALHO E TONI GARRIDO


Dia 29 de maio acontece em São Paulo o evento beneficente para ajudar a Casa do Zezinho, que contará com jantar, shows de Elba Ramalho e Toni Garrido, e toda renda revertida para a manutenção da instituição
A Casa do Zezinho auxilia na formação de mais de mil crianças na região do Capão Redondo em São Paulo, e precisa de ajuda para rematricular outras 600 que foram afastadas por falta de apoio financeiro neste início de 2017
A instituição, que existe desde 1994 e é liderada pela Tia Dag, está passando por sérios problemas financeiros. Do ano passado para cá, mais de 600 crianças e jovens tiveram que ser afastados das atividades da casa, por falta de apoio financeiro.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

PREFEITURA DE JEQUIÉ BA TRANSFORMA CRIANÇAS EM MINIATURAS DE BOB ESPONJA


Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger anuncia vencedores




Paulo Coqueiro (BA), Gilvan Caldas de Sá Barreto Filho (RJ) e Ilana Bar Nissin Wirgues (SP), receberão R$30 mil, cada

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, um dos maiores do segmento artístico, do país, divulga os vencedores de suas três categorias. Paulo Luiz Coqueiro Andrade (BA), com a obra Não Minta Para Mim, venceu a categoria Trabalhos de fotografia de livre temática e técnica; Gilvan Caldas de Sá Barreto Filho (de Jaboatão dos Guararapes, inscrito pelo RJ), com a obra Postcards From Brazil, venceu a categoria Trabalhos de inovação e experimentação na área de fotografia; Ilana Bar Nissin Wirgues (SP), com a obra Transparências de Lar venceu a categoria Trabalhos de fotografia documental.
A comissão de seleção ainda indicou 12 artistas que irão participar da exposição e do catálogo da mostra: Bruno Bernardi Costa (com Paisagem Movediça), Guilherme Christ de Menezes Sousa (Marrocos), Hirosuke Kitamura (Doce Obsessão), João Teixeira Castilho (Nova Era), Luis Arthur Leitão Vieira (Atlas Fotográfico da Cidade de São Paulo), Paula Huven Almeida (com Viva A Natureza Morta), Ricardo Teles (Transbrasilianas), Rosa Bunchaft (Série Das Mulockianas – Panorama 1 - The City Of Bahia - From The Forte do Ma), Silas De Paula (Anônimos: Work In Progress), Sônia Denise Alhanat Dias de Souza (Ecos), Tiago Aguiar Miranda Nunes (Rusá), Vinícius Luiz Xavier Carneiro (Lebará – Feminina Força).
Membro da comissão, o fotógrafo mineiro Eugênio Sávio Lessa considera o Prêmio Nacional Pierre Verger como“uma das maiores iniciativas do fortalecimento da cultura já vistas no Brasil”. A Comissão avaliou 531 inscrições habilitadas, a maioria das cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. Dos Territórios baianos a maior participação foi das cidades de Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas. Foram enviadas 699 propostas.
O Prêmio é realizado pela Coordenação de Artes Visuais/Diretoria das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

DM9 É A NOVA AGÊNCIA DA REVISTA VEJA, DA ABRIL


A Abril Mídia anuncia nesta data que a DM9 é a nova agência da revista VEJA. Criada em 1968, a revista - maior semanal brasileira e uma das maiores do mundo – tem circulação média de 1,2 milhão de exemplares. VEJA comemorou também este ano um recorde de audiência em site, com 23,2 milhões de visitantes únicos, um crescimento de 142% (na comparação entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017). No mesmo período, a publicidade também aumentou142%.
Para Nizan Guanaes, que há 3 meses retornou à DM9 “com o propósito de mudar, chacoalhar e revolucionar”, a chegada de VEJA é de grande responsabilidade para a agência. “Com coragem e firmeza, a revista enfrenta os desafios de reportar a verdade sobre um país tão complexo como o nosso. A DM9 enxerga seus clientes como causas e, a partir de hoje, abraçamos a causa VEJA, de enorme importância para o Brasil”, afirma Nizan. Segundo ele, os trabalhos para a revista já estão sendo realizados, incluindo um posicionamento para os 50 anos de VEJA, que serão comemorados em 2018.
A Diretora de Conteúdo e Publisher da Abril, Alecsandra Zapparoli, disse que a escolha da DM9 está inserida no contexto de uma série de mudanças que ocorrem hoje na Abril Mídia. “Estamos dando mais um passo para fortalecer nossa imagem, atender e entender melhor as demandas do mercado. Todo esse trabalho passa pela chegada de novos profissionais e novos parceiros. O objetivo final é atingir e superar nossas metas e, claro, tendo sempre como premissas a excelência editorial e a independência do jornalismo”, explicou.
(DINO)

terça-feira, 2 de maio de 2017

O engenheiro brasileiro que disse não à Nasa

Um salto gigantesco para o setor aeroespacial brasileiro foi dado em São Carlos em dezembro, quando um balão estratosférico foi lançado da área II do campus da USP – Foto: Divulgação

Ele disse “não” a uma vaga de emprego na maior agência espacial do mundo: a Nasa. Mas antes que você encontre motivos para a negativa do engenheiro espacial Lucas Fonseca à agência norte-americana, saiba que existe uma ótima explicação: ele só disse “não” porque preferiu participar do que considera “a maior conquista do espaço dos últimos 30 anos”, a missão Rosetta. O projeto da Agência Espacial Europeia enviou uma sonda ao espaço para estudar e, posteriormente, pousar no cometa 67P, que orbita nosso sistema solar.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Felisquié tem evento de divulgação no Museu de Arte da Bahia

Cidinha da Silva, Sandro Sussuarana, Domingos Ailton e convidados fazem palestras e sarau de poesia Salvador recebe convidados em evento de divulgação da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, no dia 06 de maio de 2017, com atividades das 14 às 18:30hs, no Museu de Arte da Bahia, na Avenida Sete de Setembro, 2440, Corredor da Vitória. 
O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. A Felisqué conta financiamento do Fundo Estadual de Cultura, através do Edital de Literatura da Funceb, Secretaria de Cultura e Estado da Bahia, e pretende ampliar as parcerias. 
O curador Domingos Ailton já procurou a Empresa e Editora Gráfica da Bahia, a Uesb, as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação de Jequié, o Nucleo 22 de Educação, o Sesc e nos próximos deve ter audiência com a direção da Bahiatursa, para que a ampla programação que está sendo planejada possa ser concretizada, o que deve atrair um grande número de pessoas para Jequié de diversas regiões da Bahia e do Brasil. Confira a Programação do Lançamento da FELISQUIÉ em Salvador 14h - Abertura - A III Edição da Felisquié Apresentação - Domingos Ailton – Escritor, jornalista, professor e curador da Felisquié Mesa Redonda - Da literatura popular à literatura

segunda-feira, 24 de abril de 2017

“O Pequeno Príncipe” ganha tradução para o tupi

Por Ivanir Ferreira - Editorias: Ciências Humanas
O Pequeno Príncipe – Ilustração: Antoine de Saint-Exupéry (reprodução)


O desafio de traduzir a obra O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, do francês para a cultura indígena é tema de dissertação de mestrado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A proposta exigiu do autor, além do saber linguístico, profundo conhecimento do repertório cultural de ambos os povos dos textos envolvidos. A tradução foi feita para o nheengatu, língua derivada do tronco tupi, que até hoje é aprendida com o português nas escolas da região do vale do Rio Negro, na Amazônia.

O BALEIA AZUL DA BAHIA

O governo Rui Costa vai distribuir cartilhas para os servidores alertando sobre Baleia Azul e suicídio. É muita ironia. Três anos com aumento zero, mais 5 anos de aumento abaixo da inflação, salário base abaixo do mínimo, aumento gritante dos descontos em folha, tíquete alimentação de 198 reais congelado há mais de 12 anos, proibição de vendas de 10 dias das férias dentre outros. Com tantos "desafios" impostos, já teria um "genocídio" de servidores na Bahia. Quem precisa de BALEIA AZUL?

quarta-feira, 19 de abril de 2017

AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE ASSESSORIA DE IMPRENSA E INBOUND MARKETING

Em tempos de transformação digital e com o surgimento de novas formas de se comunicar, muitas empresas passam a buscar soluções para promover a marca, produtos ou serviços. Algumas companhias não conseguem tirar o máximo proveito da Assessoria de Imprensa e do Inbound Marketing, por não compreenderem os reais papéis dessas ferramentas.
Veja abaixo como funciona cada um desses serviços e saiba como usá-los para fortalecer sua marca:

Assessoria de Imprensa
Geralmente comandada por um jornalista ou um profissional de Relações Públicas, a Assessoria tem como missão expor a sua marca nos meios de comunicação, como televisão, jornal, rádio, portais de notícia e blogs. A fim de gerar awareness entre o público potencial de uma empresa. Junto ao cliente,

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O PODER DO POVO!!!


Escritor português João Tordo lança livro em Brasília



Brasília - A Embaixada de Portugal, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Companhia das Letras promovem a 19 de abril o lançamento do livro "Biografia involuntária dos amantes", do escritor português João Tordo.
A apresentação e sessão de autógrafos, com o autor, será no dia 19 de abril (quarta-feira) às 19h, no auditório do Camões na Embaixada de Portugal (SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 02 – Brasília – DF). A entrada para o evento é gratuita e os livros estarão à venda no local.
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais. Viveu em Londres e nos Estados Unidos. Em 2009 venceu o Prémio Literário José Saramago 2009 com As Três Vidas (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011.

sábado, 15 de abril de 2017

Plinio Martins Filho lança o “Manual de Editoração e Estilo”

Por Roberto C. G. Castro - Editorias: Cultura


Profissionais que trabalham com a preparação de originais e a editoração de livros têm agora à disposição o Manual de Editoração e Estilo, do professor Plinio Martins Filho, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Publicado por três casas publicadoras universitárias – a Editora da USP (Edusp), a Editora da Unicamp e a Editora da

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quase 30% dos releases nascem destinados a se perder na caixa dos jornalistas

Na próxima semana será realizado o webinar gratuito, onde colocaremos em pauta a análise de uma pesquisa realizada com os 44.354 releases enviados por nossa plataforma ao longo de 2016. Vamos apresentar boas práticas para a otimização dos envios diante da taxa de abertura, chamar atenção dos jornalistas, estruturação do email e planejamento de mailing.
Tema: "Releases: você provavelmente envia nos piores horários".
Data: 19 de abril (quarta-feira).
Horário: das 15h às 15h45 (horário de Brasília).
Local: online.
Inscrição: gratuita.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O imperativo categórico de Imannuel Kant e a finalidade da pena



O imperativo categórico
A disseminada expressão “faça para os outros o que gostaria que outros fizessem para você mesmo” vai ao encontro do que se extrai do imperativo categórico idealizado por Imannuel Kant. Considerado como o principal filósofo da era moderna, não separava a moral do direito, preconizando que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal (KANT, 1979). Em outros termos: “Faça para os outros o que gostaria que todos fizessem para todos”
Ao introduzir a ética na filosofia, Kant nos mostra que nossos atos devem ser calçados no dever e não no interesse. O dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica).

domingo, 9 de abril de 2017

A CIA DOS LIVROS OFERECE LIVROS POR APENAS R$ 1 CENTAVO

A Cia. dos Livros acaba de lançar a campanha "Incentivo à Leitura", disponibilizando livros por apenas R$ 1 centavo. A ação ficará no ar até 11 de abril, à meia noite, ou até que acabem os estoques dos títulos que integram a campanha.
Os livros que estão inclusos na promoção são da editora Cia. dos Livros e são da categoria literatura infantil para crianças de 4 a 8 anos. A promoção conta com mais de 50 títulos e está ativa somente para compras online. O frete não está incluso no valor do livro, sendo o custo do envio do produto por conta do cliente.
Pesquisas dizem que o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, tendo brasileiros que nunca tocaram em um livro. A ação “Incentivo à Leitura” tem como objetivo promover o hábito de leitura - http://www.ciadoslivros.com.br/listas/livros-infantis-a-1-centavo.
São Paulo (DINO) 

sexta-feira, 7 de abril de 2017

LIVRO INÉDITO DE ROBERT DILTS CHEGA AO BRASIL


São Paulo, SP (DINO)

Diariamente, pessoas, organizações e governos estabelecem metas para atingir resultados. Um exemplo recente é o anúncio do Ministério da Saúde que pretende diminuir a obesidade no Brasil até 2019. Emagrecer é um desafio para mais da metade de população que se encontra acima do peso.
A dificuldade de quem estabelece uma meta é passar por um processo de mudança e aprendizagem que seja duradouro. De acordo com Gregory Bateson, pensador sistêmico e epistemólogo da comunicação reconhecido mundialmente, toda mudança ocorre em níveis neurológicos, conectados uns com os outros e ligados ainda ao ambiente, comportamento, capacidades, crenças, identidade e valores de cada indivíduo. Esse é um dos fundamentos do livro “De Coach a Awakener”, o mais recente lançamento da Editora Leader no Brasil.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Edusp lança o clássico “O Aparecimento do Livro”

Por Diego C. Smirne - Editorias: Cultura
Sobrecapa da primeira edição francesa de O Aparecimento do Livro e capa da nova edição lançada pela Edusp

O Aparecimento do Livro é “um clássico inconteste da literatura sobre o livro”, nas palavras da professora Marisa Midori, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. É ela quem assina o prefácio à segunda edição brasileira da obra dos historiadores franceses Lucien Febvre e Henri-Jean Martin, publicada pela Edusp (Editora da USP).

sábado, 25 de março de 2017

MERCADO LIVREIRO CRESCEU ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO, MOSTRA 2º PAINEL DAS VENDAS DE LIVROS EM 2017


MERCADO LIVREIRO EM CRESCIMENTO NO ACUMULADO DO ANO

São Paulo, março de 2017 – O segundo período* do Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017 apresenta crescimento, quando comparamos seus resultados aos do mesmo período no ano anterior (6,33% em faturamento e 7,85% nas vendas em volume). Analisando uma maior massa de dados, no acumulado** das primeiras oito semanas do ano, os números também têm alta: 5,05% em faturamento e 2,78% em volume.
Além disso, o segundo período aponta para um aumento no desconto médio praticado pelos canais de vendas de 3,8 pontos percentuais, indicando um maior esforço promocional nas vendas de livros.

terça-feira, 21 de março de 2017

Marisa Midori fala sobre “a longa noite de Goebbels”

Por Roberto C. G. Castro - Editorias: Colunistas, Cultura, Marisa Midori
Queima de livros pelos nazistas, em Berlim, em 1933: expurgo dos livros indesejáveis – Foto: Wikimedia Commons

“A longa noite de Goebbels” é como a professora Marisa Midori se refere às noites de queima de livros promovidas na primavera de 1933 por Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda da Alemanha nazista. Realizadas em várias cidades da Alemanha, elas se transformaram em verdadeiros rituais de expurgos de livros indesejáveis. Marisa se referiu a esse fato na coluna “Bibliomania” que foi ao ar no dia 17 de março.
Na segunda coluna da série em que analisa a “Biblioclastia” – a destruição de livros -, Marisa destacou que esses rituais contavam com canções e danças em redor da fogueira. Algumas canções entoadas faziam menção aos autores dos livros que estavam sendo queimados e suas ideias. “Por exemplo, numa fogueira podia-se cantar ‘Contra a luta de classes e o materialismo, pela comunidade nacional e por uma perspectiva idealista’ ou ‘Contra a decadência e a dissolução moral, pela disciplina e pela moralidade da família e do Estado.”

UESC ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR EaD - 240 VAGAS - LICENCIATURA

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) abriu o edital do Concurso Vestibular 2017 para o preenchimento de 240 vagas para os cursos de Graduação – Licenciatura, na modalidade de Educação a Distância (EaD). Têm acesso aos cursos de graduação os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido selecionados através do Concurso Vestibular, respeitando o número de vagas oferecidas e atendida a reserva de vagas.
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, no período de 03 a 24 de abril de 2017, até às 16h. O candidato deve preencher o Formulário de Requerimento de inscrição constante na página da Uesc, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição até o dia 25 de abril de 2017.
A partir de 08 de junho de 2017 será disponibilizado ao candidato inscrito, na página da Uesc, o cartão informativo, onde constará número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; opção de Polo, Curso e modalidade de concorrência; dentre outras informações relativas ao Concurso Vestibular. As provas serão realizadas no período provável de 18 de junho de 2017, com início às 13h, com duração máxima de 4 horas e 30 minutos.
Leia o Edital Nº 34

segunda-feira, 20 de março de 2017

Resumo traduzido de livro americano de MKT de influência está disponível gratuitamente


Escrito pelos especialistas americanos Kristy Sammis, Cat Lincoln e Stefania Pomponi e editado pela John Wiley & Sons Inc., o livro explica didaticamente o que é marketing de influência e como profissionais de comunicação e marketing podem aplicá-lo.
O resumo, traduzido livremente, faz parte do conjunto de conteúdos que o Comunique-se vem produzindo sobre marketing de influência. Esse método é apontado por fontes dos Estados Unidos, como a Forbes, como uma das grandes tendências do marketing em 2017. O download é gratuito.
Baixe agora o resumo







Sandro Sussuarana lança primeiro livro no Sarau da Onça

Depois de inúmeras poesias escritas ao longo de oito anos, apresentações em Saraus e diversas atividades artísticas desenvolvidas no Estado da Bahia, e em outras cidades brasileiras, o poeta Sandro Sussuarana lançará o seu primeiro livro, Verso (s) Sob (re) Mim, com capa e contracapa de Zezé Olukemi, editado pela editora Galinha Pulando. 
O lançamento será marcado por uma noite de autógrafos, no dia 01 de abril, durante o Sarau da Onça, a partir das 19 horas, no Centro Pastoral Afro Padre Heitor, na Rua Albino Fernandes, 59- C, Novo Horizonte, Salvador-BA. 
A obra, que reúne poesias e contos, trata desde questões sociais, passando pelo empoderamento negro e erotismo. “Escrevo porque preciso colocar no papel o que estou sentindo e acredito que em algum lugar alguém possa estar precisando ler aquilo que escrevo”, destacou o autor. Sendo um dos idealizadores do Sarau da Onça, não haveria outro local para o lançamento do livro acontecer. Quinzenalmente o Sarau acontece no bairro de Sussuarana, e grande parte das poesias de Sandro são recitadas neste espaço. Agora elas saem da linguagem oral e vão para as páginas do livro. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Pesquisadoras lançam livro sobre cognição e comportamento de cães

Por Redação - Editorias: Ciências Biológicas
Foto: Reprodução

As pesquisadoras da área de cognição e comportamento de cães, Carine Savalli e Natalia de Souza Albuquerque — a primeira, doutora pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP e docente da Unifesp, e a segunda, doutoranda pelo IP, lançarão no próximo dia 18 obra indicada para profissionais e estudantes das ciências animais e do comportamento, além de tutores e interessados em aprender sobre cães domésticos.

O livro por elas organizado, intitulado Cognição e Comportamento de Cães: A Ciência do Nosso Melhor Amigo (Edicon, 2017) conta com textos inéditos de 14 autores (nacionais e internacionais) de referência nas áreas de Psicologia, Biologia e Medicina Veterinária. Além disso, ainda traz um texto de homenagem ao professor César Ades, grande nome da Etologia Brasileira, fundador do Grupo de Cognição e Comportamento de Cães da USP e falecido em 2012.
O lançamento oficial acontecerá no dia 18 de março na Livraria da Vila (unidade Lorena), em São Paulo, das 16 às 20 horas.

Mais informações: site www.facebook.com/LivroCogCaes

Saiba mais em matéria publicada pelo Jornal da USP

segunda-feira, 6 de março de 2017

LAGARTIXÍDIO - LAGARTIXA MORRE E GERA INDENIZAÇÃO EM SANTA CATARINA

Com informações do G1 SC / FACEBOOK
Uma empresa foi condenada pela justiça catarinense a pagar R$ 664 de indenização a uma moradora de Florianópolis cujo aparelho de ar-condicionado queimado após contato com uma lagartixa, no parecer da Justiça de Santa Catarina "uma lagartixa tem todo o direito de circular pelas paredes externas das casas à cata de mosquitos e outros pequenos insetos que constituem sua dieta alimentar".
Os integrantes da 1º Turma de Recurso do Tribunal de Justiça ainda alegou a fragilidade do equipamento que queimou após contato com o minúsculo animal, diga-se ainda que a lagartixa morreu queimada no "acidente". A empresa ainda teve que arcar com mais R$ 1500 de honorários advocatícios. 

sábado, 25 de fevereiro de 2017

MELHOR QUE NADA (NÃO É VERBO NADAR) rsrsrs


TURISMO E SUSTENTABILIDADE: CONHEÇA QUATRO PAÍSES QUE LEVAM O TEMA A SÉRIO


Confira abaixo quatro exemplos de destinos que conseguem aliar uma excelente receptividade de milhares de viajantes com o menor impacto possível na natureza local:
Barbados
Barbados é uma pequena ilha no Caribe com recursos naturais limitados. Por conta disso e por estar sendo afetada pelo aquecimento global e aumento do nível do oceano, há um interesse enorme em proteger o meio ambiente e promover ações sustentáveis para as gerações futuras. Por exemplo, desde a década de 70 a energia solar é utilizada em muitas casas barbadianas e pequenas ou

INBOUND MARKETING: O CASAMENTO ENTRE A PUBLICIDADE E O CONTEÚDO

O Inbound marketing, em uma tradução literal para o português poderia ser chamado de ‘marketing de entrada’, mas também tem sido conhecido por alguns como ‘marketing de atração’ ou o ‘novo marketing’. Focado na conquista de clientes e não na venda de produtos e serviços, a estratégia baseia-se na produção de conteúdo de qualidade para ser compartilhado com o público potencial, por meio de técnicas do marketing online. Segundo os dados da Hubspot, 58% das empresas brasileiras estão praticando o Inbound Marketing, e 92% dessas companhias obtêm um retorno positivo.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

FILÓSOFO DIZ QUE OS PAÍSES QUE NÃO PRIORIZAM A EDUCAÇÃO, TORNAM-SE GRANDES CRIATURAS SEM CÉREBRO


O senso crítico imposto pela filosofia, será sempre uma defesa contra tolices e crenças populares, contra modismos culturais e intelectuais, contra posturas vazias de políticos, palestrantes, comentaristas e vendedores de todo o tipo
O Brasil vem vivendo uma miscelânea de crises e não é difícil elencar uma série de fatores causais, difícil talvez, seja a unanimidade no apontamento dessas causas. Para o filósofo Frederico Rochaferreira, o mais importante desses fatores é a exclusão da grande maioria da população a uma educação de qualidade. Frederico salienta que a precariedade na educação compromete não só a formação profissional do indivíduo, como compromete a formação pessoal, pelo déficit de valores.

CURITIBA GANHA MODERNOS OUTDOORS DIGITAIS


Mais modernos e tecnológicos que os painéis tradicionais, os outdoors digitais estão cada vez mais presentes nas grandes cidades. Além de atingir grande parte da população, de diferentes classes sociais, os equipamentos digitais permitem a atualização de campanhas de maneira remota e praticamente imediata. A inspiração de Curitiba para se igualar ao que há de mais moderno em mídia exterior (out of home –OOH) vem, principalmente, de cidades como Barcelona, Miami e Nova Iorque, onde se concentra a maior mídia OOH do mundo.
A qualidade de imagem das lâmpadas de LED, a variação de cores e o ajuste de brilho permitem que os painéis sejam visualizados tanto de dia quanto à noite, com o espectador parado ou em movimento. Além disso, os outdoors digitais possibilitam que os anunciantes tenham acesso ao número de pessoas impactadas pelos anúncios.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ESCOLA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL LANÇA NOVOS CURSOS ON-LINE


Fundada em 2012, a Presença Online é reconhecida no mercado pelo desenvolvimento de projetos e estratégias de comunicação e marketing digital em diversos segmentos como terceiro setor, campanhas políticas, gerenciamento de crise de imagens e lançamento de novos produtos.

Os resultados de sucesso alcançados nos projetos, foram se transformando em cursos e abrindo uma nova frente de negócios. “Inicialmente desenvolvemos os cursos para nossos funcionários porque apesar de chegarem com diplomas de faculdade ou pós-graduação, o conhecimento e know how sobre como funciona o digital ainda era insuficiente. O Brasil ainda não tem um curso de graduação que se atualiza na mesma velocidade que o mundo digital”, afirma Marcelo Vitorino, fundador da empresa.

Sabendo do programa de capacitação interna da Presença, alguns clientes começaram a contratar os cursos para seus próprios funcionários. “A demanda aumentou tanto que optamos por criar uma área focada em formação. Começamos com cursos presenciais e agora atuamos também com cursos online, que reduz custos para as empresas como para os profissionais”, explica Natália Mateus, sócia à frente das estratégias de expansão do negócio.

Como uma instituição de pesquisa e formação, a Presença Online também produz conhecimento e conteúdo sistematizados por meio da publicação de e-books e artigos. Com o objetivo de potencializar o lançamento de novos serviços na área educacional, Maíra Moraes, especialista em educação a distância e formatos de conteúdo online, foi convidada a compor a equipe. “Produzir conteúdo é a única forma de mantermos os cursos atualizados garantindo que nossos alunos terão acesso ao que há de mais novo sobre o tema, o que deu certo, o que deu errado e em que contexto”.

Os cursos da Presença Online são desenvolvidos em diversos formatos, partindo da premissa de que cada pessoa tem um estilo de aprendizagem próprio. Pode-se escolher entre cursos presenciais, on-line ou turmas fechadas in company. Neste caso, a empresa desenvolve também conteúdos e metodologias a partir de uma necessidade específica, como por exemplo: “preciso que meus colaboradores utilizem suas redes sociais para ampliar a exposição da minha marca”, completa Vitorino.

Novos professores e conteúdo
Se em 2016, o foco dos cursos foi na área de campanhas eleitorais digitais com os cursos de Marcelo Vitorino, 2017 promete grande expansão nos temas dos cursos, resultado de parcerias com produtores de conteúdo conhecidos no meio.

Alexandre Carvalho, especialista em marketing digital para empresas de hospitalidade, abre a frente de planejamento digital para hotéis, restaurantes e entretenimento com os cursos:
“Estratégias para redes de recomendação: TripAdvisor e Foursquare” e “Marketing digital para restaurantes”.

Marcelo Minutti, pesquisador nas áreas de inovação, criatividade, mídia digital, comunicação e design de negócios, está entre os principais especialistas em inovação digital do país e prepara-se para lançar seu curso on-line sobre gameficação.

Na área de produção de conteúdo e storytelling, o conteúdo será elaborado por Bruno Scartozzoni, escritor, publicitário, especialista no tema e professor da USP e FIAP.

Na parte tecnológica, Rodrigo Teixeira, estrategista digital e Felipe Signorini, desenvolvedor web, lançam cursos sobre uso de e-mail marketing e wordpress.
Conheça a Presença Online: http://www.presencaonline.com
DINO

DE FORMA BEM-HUMORADA, FRISCO LANÇA NOVA CAMPANHA – A DIREÇÃO DE CRIAÇÃO É DE JOSÉ BORGHI


Desde o início de novembro de 2016, veicula pela TV aberta de todo Brasil, e também nas redes sociais e plataformas digitais, a nova campanha da Frisco, marca nacional de refresco em pó, incorporada, em 2009, ao Grupo 3corações.
Intitulada “Manda-Chuvinhas”, e com a relação entre mãe e filho como tema, a campanha, criada pela agência Mullen Lowe Brasil – a antiga Borghi Lowe do publicitário José Borghi - e produzida pela Conspiração Filmes, baseia-se em dois filmes, um de 30 e outro de 15 segundos. A intenção é reforçar os laços da marca, que tem mais de 20 anos de história, com os consumidores e conquistar novo posicionamento. Isso tudo, através de novidades que movimentem a categoria e da melhora da experiência de consumo dos clientes.

HUMANIZAÇÃO DOS ANIMAIS É RESPONSÁVEL POR CRESCIMENTO DO MERCADO PET


Mesmo diante da crise econômica no Brasil, o crescimento do mercado pet durante 2016 foi estimado em 5,7%, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). As projeções do órgão apontam para um faturamento de 19 milhões. Uma das principais razões para esse crescimento é que os pets não são mais simplesmente animais de estimação, eles são parte das famílias, com espaços reservados dentro de casa, muitas vezes os bichinhos são tratados como filhos por seus tutores.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CONHEÇA AS CINCO MAIORES AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE DO BRASIL


De acordo com os dados do Ibope Media, 2015 foi um ano de 0,8% de crescimento no que se refere aos investimentos no setor publicitário do mundo, um acréscimo de mais de R$ 60 bilhões no período – mesmo com a crise econômica no país. O que isso significa? Bom, parece que as empresas estão, de fato, convencidas de que a propaganda é fundamental para alavancar a marca no mercado.
Grandes companhias de publicidade conseguem manter os bons resultados, apesar do mal momento financeiro pelo qual passa o Brasil. Entre as cinco maiores do país está, inclusive, a Mullen Lowe Brasil – a antiga Borghi Lowe, do publicitário José Borghi. Confira a lista:

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Cantor Al Jarreau morre aos 76 anos, em Los Angeles



Do http://www.atribuna.com.br

Al Jarreau foi vencedor de sete prêmios
Grammy (Foto: I Hate Flash/ Divulgação)


O cantor Al Jarreau, conhecido como uma das maiores vozes da música americana, morreu aos 76 anos na manhã deste domingo (12), em Los Angeles. O cantor estava internado e havia anunciado sua aposentadoria dos palcos na semana passada.
Segundo nota de seu empresário, Jor Gordon, o cantor morreu no hospital ao lado de sua esposa, filho, e de alguns amigos e familiares.
Carreira - Al Jarreau foi vencedor de sete prêmios Grammy, sendo o único intérprete a ganhar a estatueta de melhor performance vocal em três categorias diferentes.