segunda-feira, 17 de outubro de 2022

FESTIVAL DO CHOCOLATE ILHEENSE É SUCESSO TAMBÉM NA EUROPA

Com entrada gratuita, Chocolat Festival Portugal será realizado entre os dias 20 e 23 de outubro
Após diversos voos domésticos, o Chocolat Festival vai a Portugal, onde realiza sua estreia fora do Brasil. A cidade escolhida para o desembarque foi Vila Nova de Gaia, na área metropolitana do Porto. As portas de seu ‘quarteirão cultural’, o World of Wine (WOW), serão abertas gratuitamente no dia 20 e assim permanecerão até o dia 23. Durante o período, haverá degustação de chocolates; participação de representantes de vários países produtores; palestras; exposições e momentos de demonstração culinária; cozinha para crianças; e apresentações musicais. Em 2022, o festival já passou também por Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA), Linhares (ES) e Belém (PA). Neste ano, ainda está previsto mais um desembarque doméstico, em São Paulo (SP), em dezembro. O Chocolat Festival Portugal é uma realização da MVU Eventos, detentora da marca para o Brasil e exterior, e do WOW. Grandes nomes do setor já confirmaram presença no evento: o presidente da cooperativa CEQAQ-11, em São Tomé e Príncipe, Adalberto Luís; do Reino Unido vêm a presidente da Academy of Chocolate Awards, no Reino Unido, Chantal Coady; e o fundador da Cocoa Runners, Spencer Hyman. Estarão presentes, ainda, María Jiménez, dos Países Baixos, e Clay Gordon, dos Estados Unidos, além do investigador de cacau da Amazônia César de Mendes, da diretora da ChocoMad, a espanhola Helen López, e da austríaca Julia Zotter, da Zotter Schokolade. O Chocolat Festival Portugal vai contar com expositores de algumas das principais marcas de chocolate e de produtos ligados ao cacau e ao chocolate, como a Vinte Vinte (Portugal), Feitoria do Cacau (Portugal) Kankel (Espanha), Dolfin (Bélgica), De Mendes (Brasil), Chocoleyenda (Equador), FBM (Itália) e Lareka (Países Baixos).
Programação de quinta-feira - A abertura do Chocolat Festival Portugal será às 18h e, logo de cara, às 18h30, tem a Cozinha Kids, um espaço com recreações e minicursos voltados ao público infantil. No mesmo horário, acontece o Showcooking, com preparo de receitas ao vivo por grandes chefs e workshops de gastronomia. Em seguida, as atenções se voltam para o Palco Cacau, que receberá apresentações de capoeira, às 19h, e de música, às 20h.
Programação de sexta-feira - Com início mais cedo, às 14h, o festival será aberto pelo Fórum do Cacau, com painéis sobre a produção de cacau fino, a sustentabilidade da cultura do cacau e os avanços tecnológicos. Apresentado por Adalberto Luís, o primeiro tem como tema Uma cooperativa de cacau de São Tomé para o mundo. Às 15h, começam as movimentações na Cozinha Kids, com atividades também às 16h30, 18h e 19h30. A chef Sara Silva comanda os Workchocs das 15h e 18h. Nos mesmos horários, tem Workshops sobre a harmonização entre vinho e chocolate, com Fábia Ribeiro e Marta Campos, respectivamente. As receitas do Showcooking serão preparadas às 15h e 16h30. Uma hora depois, as apresentações tomam conta do Palco Cacau. O evento se estende noite adentro, com uma das duas últimas atrações apenas às 20h, no Fórum do Cacau: o painel Lessons from wine and coffee, ministrado por Spencer Hyman. No mesmo horário, a banda Mandioca Cru sobe ao palco.
Programação de sábado - A primeira atração do dia, às 14h, é o Chocoday, que vai trazer, ao longo de todo o dia, painéis, com palestrantes nacionais e internacionais, sobre as tendências do mundo do chocolate — o primeiro deles, History of chocolate, com Spencer Hyman. A criançada tem compromisso marcado com a Cozinha Kids novamente das 15h, 16h30, 18h e 19h30. Às 15h e 18h, respectivamente, acontece também os Workchocs com Fábia Ribeiro e Mika Hyman. Nos mesmos horários, tem novos Workshops sobre vinho e chocolate, com Diego Ventura e Fábia Ribeiro. As exibições no Showcooking acontecem às 15h, 16h30, 18h e 19h30. Às 15h30, tem novo tema no Chocoday e, às 16h, tem atração no Palco Cacau. Às 20h, fecham o terceiro dia de festival o painel What judges look for in awarding craft, no Chocoday, com Chantal Coady; e o grupo Forró Raiz do Norte, no Palco Cacau. Ainda sobra tempo para um coquetel, das 22h à 1h.
Programação de domingo - Assim como nos dois dias anteriores, no domingo, a abertura do evento será às 14h, mas é só uma hora depois que ele começa pra valer. Na Cozinha Kids, logo às 15h, tem atividade, assim como às 16h30, 18h e 19h30. Às 15h e às 18h, acontecem os Workchocs e Workshops. O primeiro Showcooking será realizado também a partir das 15h, com outras edições às 16h30, 18h e 19h30. Quase no mesmo horário, às 16h e 20h, o Palco Cacau recebe duas das três apresentações do último dia. Entre uma atração e outra, às 18h30, o Chocoday terá seu primeiro painel, com Pedro Araújo. Pra fechar o Chocolat Festival Portugal com chave de ouro, às 20h, haverá duas opções: acompanhar o painel de Chantal Coady ou o show na entrada principal do WOW.
Mais detalhes estão disponíveis no site chocolatfestival.com.

Nenhum comentário: