terça-feira, 6 de junho de 2023

Saiba como recorrer de uma multa de trânsito

Elas podem ter um valor alto e os pontos acumulados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) podem levar até à suspensão do direito de dirigir. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Setran), o excesso de velocidade é uma das principais causas de infração no país. Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, listou algumas dicas de como resolver essa questão de maneira prática e rápida.
Seja ágil na solicitação - O acúmulo de pontos pode gerar suspensão da CNH, por isso que, quanto mais rápida a solicitação de recurso for feita, menor a chance de perder o documento, já que o prazo para reverter ou cancelar a penalidade é de até 30 dias a partir da data em que foi recebida. “As multas auto suspensivas, ou seja, aquelas que sozinhas podem tirar o direito de dirigir, também devem ser objeto de atenção por parte dos motoristas, pois independente da pontuação podem suspender o direito de dirigir de 2 a 12 meses. Por isso é importante recorrer antes que chegue ao ponto de suspensão”, aponta Roberson.
Saiba para qual órgão vai recorrer - É importante atentar-se ao órgão que vai recorrer. Algumas multas não são de responsabilidade do Detran, já que esse é de responsabilidade do Estado. Algumas penalidades são federais e outras municipais. Por isso, é necessário confirmar qual foi o órgão regulador para não se atrasar ou perder o prazo por ter encaminhado a defesa para a entidade errada.
Atenção aos documentos
Tenha em mãos:Carteira Nacional de Habilitação;
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e);
Documento de identificação pessoal do condutor ou do procurador;
Requerimento para Recurso de Multa;
Notificação da Penalidade ou multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT);
Outros documentos comprobatórios.
A partir destes listados acima é possível dar entrada no pedido de recurso tanto pelo site do detran quanto por uma empresa especializada no assunto.
Escolha um especialista
Recorrer às multas pode ficar mais fácil com a contratação de um serviço especializado. “Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito. Esse auxílio de alguém que entende sobre direito de trânsito é de extrema valia, já que o conhecimento sobre as leis e os trâmites pode acelerar a solicitação do recurso”, afirma o CEO.
 Mais informações, acesse aqui.

Nenhum comentário: