sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

HARRIET TUBMAN ● DEFENSORA DA LIBERDADE

Um belo dia, uma garotinha estava parada em frente a um mercado quando um homem negro passou correndo por ela. Ele estava sendo perseguido por um homem branco que gritava: “Parem esse homem! Ele é meu escravo!” Ela não fez nada para pará-lo. O nome dessa garota era Harriet, ela tinha doze anos e também era escrava. Harriet torceu para o homem escapar. Ela queria ajudá-lo. Naquele instante, o capataz arremessou um objeto de metal no fugitivo. Ele errou, mas atingiu a cabeça de Harriet. Ela ficou muito machucada, mas seu cabelo grosso amorteceu a pancada o suficiente para salvar a vida dela. “Meu cabelo nunca foi penteado”, ela disse, “e é firme como um cesto gigante.” Alguns anos depois, a família que era sua proprietária a colocou à venda, então Harriet decidiu fugir. Ela se escondia de dia e viajava à noite. Quando cruzou a fronteira da Pensilvânia, percebeu que, pela primeira vez na vida, estava livre. “Olhei para as minhas mãos para ver se eu era a mesma pessoa agora que estava livre. Tudo era tão glorioso que me senti no céu.” Ela pensou no escravo fugitivo e na família dela em Maryland, que ainda estava escravizada. Sabia que tinha que ajudá-los. Nos onze anos seguintes, ela voltou dezenove vezes e resgatou centenas de pessoas escravizadas. Ela nunca foi capturada e nunca perdeu ninguém. C. 1822–10 DE MARÇO DE 1913

Nenhum comentário: